Funcionalismo marca presença na audiência da CFOP na capital

aspal
Por aspal agosto 19, 2015 22:36
19/08/2015 21:45

Funcionalismo marca presença na audiência da CFOP na capital

A categoria apresentou sua pauta de reivindicações para o Orçamento 2016

Da Redação: Marisa Mello Fotos: José A. Teixeira

As principais demandas apresentadas na audiência pública daComissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, nesta quarta-feira, 19/8, na Assembleia Legislativa, para debater o Orçamento estadual de 2016, referem-se à pauta de reivindicações do funcionalismo público, maciçamente presente na reunião. 

Antonio Tuccilio (da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo – Afpesp), Sylvio Micelli (da Comissão Consultiva Mista do Iamspe), Wally Luhmann (presidente da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo – Apampesp), Derli Barreto (presidente do Sindicato dos Procuradores de Universidades Públicas do Estado), Denise Ricala (do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza – Sinteps), Elza Barbosa (da Afpesp) e Rafael Câmara (defensor público) se revezaram na tribuna para apresentar questões pontuais como revalorização da categoria mediante reajuste salarial na data-base, contrapartida financeira do Estado no financiamento do Iamspe, pagamento de precatórios e melhores condições de trabalho, entre outras. 

Integrantes da Associação dos Funcionários do Itesp (Afitesp) compareceram à reunião para entregar um documento que detalha as demandas da categoria, atualmente em greve. 

Para a cidade 

Algumas sugestões para bairros da capital foram feitas pelos participan­tes. Hebert Seabra, da Associação de Nordestinos do Estado de São Paulo, falou do déficit habitacional, no que foi apoiado por Maria do Socorro Alves, da Associação Beneficente Nosso Sonho (Itaquera), que também destacou a necessidade de políticas públicas para jovens. 

A jovem arquiteta Juliana Regina relacionou vários problemas que a capital enfrenta: falta de escolas, moradias e atendimento adequado de saúde. “Mas a área com pior serviço é a de transporte público”, lembrando que esse segmento precisa de melhorias urgentes. 

Laudislei Oliveira, da Associação dos Moradores do Jardim Mirna (Varginha- zona sul) pediu a extensão da linha 9 de trem – que liga Jurubatuba a Varginha, de forma a atender o bairro de Colônia, onde está sendo construído pela prefeitura o Hospital de Parelheiros. A extensão da linha é essencial para o acesso ao hospital. Melhorias para o transporte, como VLT para Diadema, foi o foco da manifestação de Eliane Rodrigues, do Fórum de Transportes de Diadema, que ainda tratou do terminal rodoviário para a cidade. A retomada do Ensino para Jovens e Adultos e a instalação do Museu da TV foram as sugestões de Fabio Siqueira. 

O vereador de Guarulhos, Guti (PV), pediu ajuda urgente para o município saldar dívida da Sabesp, hoje equivalente ao orçamento anual da cidade. 

O representante da Cooperativa Paulista de Teatro, Rudifran Pompeu, propôs que a cultura receba mais atenção do Estado. 

Passaram cerca de cem pessoas pela comissão e, ao final, educação e saúde foram escolhidas como prioridade com 22 votos cada e funcionalismo recebeu 15 votos. A reunião foi predidida pelo deputado Mauro Bragato (PSDB). Também participaram os deputados Barba, Márcia Lia e Enio tatto (todos do PT), Orlando Bolçone (PSB), Coronel Camilo (PSD) e Estevam Galvão (DEM), e ainda o representante da Secretaria Estadual de Planejamento, Maurício Hoffmann. 

A próxima audiência acontece na Câmara de Jundiaí, às 10h, nesta quinta-feira, 20/8.

Veja as fotos desta matéria clicando aqui:

http://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=366527
aspal
Por aspal agosto 19, 2015 22:36
Escrever um comentário

sem comentários

Ainda não há comentários!

Deixe-me lhe contar uma história triste! Não existem comentários ainda, mas você pode ser primeiro a comentar este artigo.

Escrever um comentário
Ver comentários

Escrever um comentário

<

Facebook